9 passos para construir sua casa ideal

9 passos para construir sua casa ideal

9 passos para construir sua casa ideal

Construir a própria casa é o sonho de muita gente, porém o processo é um tanto complexo. Para te ajudar, detalhamos de forma esquematizada os 9 passos para construir sua casa ideal, sem dor de cabeça. Salve este guia tanto para gerenciar os trâmites como para verificar se foram completados corretamente.

1 – Contratar uma construtora como a Veza Construtora

A maioria das construtoras preferem ser contratadas após elaboração de projetos e documentação pronta. Isso reduz o trabalho delas, mas aumenta o seu. Por isso, aqui na Veza Construtora preferimos que você venha antes de procurar qualquer profissional, até mesmo o arquiteto. Dessa forma, conseguimos acompanhar você durante todo o processo: projetos, documentação, aprovação, etc, inclusive na escolha do terreno, caso não tenha comprado. Contratar a construtora antes será importante para regular o orçamento e não deixar que ele estoure, gerando prejuízo para você.

As construtoras são as empresas mais recomendadas para realizar o sonho da sua casa. Existem muitos riscos em contrarar somente um mestre de obras e sua equipe autônoma, como garantia do serviço, ações trabalhistas e riscos de acidente. O engenheiro, junto com o mestre de obras, são os técnicos que se encarregam de controlar a execução da obra, além de promover sua segurança e a qualidade. É como o maestro na orquestra! Junto com o seu arquiteto, a Veza Construtora organizará a documentação necessária para obter todas as licenças.

2 – Contratar um arquiteto

O arquiteto é o profissional que escutará suas ideias e desenhará uma casa sob medida, de acordo com seus gostos pessoais e orçamento. Se você não conhece nenhum, aqui na Veza Construtora temos parceria com vários arquitetos de Goiânia. Se você já conhece, o processo se inicia um passo à frente. De uma forma ou de outra, estaremos sempre acompanhando para que seu sonho não fuja da sua realidade financeira.

3 – Escolha do terreno

Escolher o terreno adequado é muito importante na hora de desenhar sua futura casa. É um grande investimento e determina grande parte das características da futura casa: m² edificáveis, andares, orientação e vistas, etc. O engenheiro e o arquiteto poderão visitar os terrenos com você e comentar as vantagens e desvantagens de cada um, de modo a ajudar na melhor decisão. Se você já possui um terreno o técnico poderá visitá-lo para entender como tirar o melhor proveito de sua casa.

4 – Estudos prévios da casa

Depois de comprar o terreno você precisará:

  • Estudo topográfico: um topógrafo desenha a geometria e relevo do terreno para saber suas dimensões exatas e os elementos que existam nele (árvores, rochas, construções existentes, etc.).
  • Estudo geotécnico: é feito por meio de sondas que comprovem a composição e resistência do terreno. É fundamental para desenhar a cimentação e estrutura da casa.
  • Anteprojeto: O arquiteto estudará suas ideias, as normativas existentes e o orçamento disponível. Desenhará linhas gerais para se transformarem, com alterações e sugestões, na sua casa ideal.

5 – Documentação técnica

Depois de definidas as linhas mestras de sua casa, o arquiteto irá redatar os seguintes documentos:

  • Projeto básico: Documentação necessária para obter a licença de obras maiores na prefeitura. É composto por memória e planos que descrevem as obras a serem realizadas e o cumprimento de normativas.
  • Projeto Executivo: Documentação na qual se define toda a geometria e materiais necessários para a construção da casa. Consta de planos de arquitetura, estrutura e instalações, memória e estado de medições. Quanto mais completo e exaustivo for o projeto menos surpresas e imprevistos haverá na obra.

Por isso, é imprescindível a participação da construtora durante todo o processo!

6 – Abastecimento da construção

Para começar a obra são necessários, além da licença municipal, os abastecimentos de água e luz. Em alguns casos as companhias podem demorar várias semanas em providenciar os suprimentos de obra. Recomendamos que seja gerenciado o antes possível para não atrasar o início das obras.

7 – Início das obras

A Construtora e o Arquiteto, mediante visitas regulares, controlarão a obra para que seja construída como está definida nos planos: dimensões, materiais, etc. Controlarão a segurança na obra, o calendário previsto e resolverão os possíveis imprevistos na construção. Com as medições (semanais, quinzenais ou mensais) e certificações de obra (FVS – ficha de verificação de serviço) comprovarão os trabalhos realizados para que você pague exclusivamente as etapas em andamento.

8 – Final de obra

A Construtora e o Arquiteto se reunirão com o proprietário para comprovar que a casa esteja em perfeitas condições e cumpra todas as normativas. Depois de certificada a documentação de final de obra será assinada a garantia e começarão a contar todos os prazos previstos em lei.

9 – Documentação da nova construção

Obra finalizada, é hora de declarar a nova construção. Junto com o certificado final de obra deverão tramitar:

  • Licença de ocupação: A prefeitura verifica que a obra tenha seguido os planos e documentação entregue anteriormente. Imprescindível para obter o certificado de habitabilidade e alta definitiva de água, luz e gás.
  • Certificado de habitabilidade: Documento que certifica que a casa cumpre com as condições mínimas de habitabilidade. Necessário se quiser alugar ou vender a casa e para os abastecimentos.
  • Cadastro: Comunicaremos a obra ao cadastro para sua inscrição.
  • Certificado Energético: Documento de eficiência energética da casa que irá proporcionar seu arquiteto. Necessário se quiser alugar ou vender a casa.
  • Alta definitiva de água, luz e gás: Deverá trocar o abastecimento provisório de obra pelos definitivos de uma casa com tarifas mais baixas.

O que achou dos 9 passos para construir sua casa ideal? Deixe seu comentário!

Quer construir? Fale com um especialista!

Leia também: Plateau d’Or – Condomínio horizontal de alto padrão

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *